domingo, 12 de agosto de 2012

A lição de Zaqueu com criatividade

Um dos desafios de dar aulas para professores de crianças é sempre levar coisas novas e criativas para eles. Ou melhor, para elas, porque só tenho alunAS. Na aula do Timi, que começou na última terça-feira, minha aula modelo era sobre Zaqueu. Nossa, encontrar uma novidade para levar a respeito de Zaqueu é difícil, porque a maioria das crianças conhece a lição de cor. Mas no ano passado, quando ainda estava dando aulas para crianças de 5 e 6 anos na EBD, levei algo diferente para essa lição, que as crianças amaram. Levei o próprio sicômoro em que Zaqueu subiu para a sala de aula, kkkkkkkkkkkk. Quer saber como fazer o seu? Então anote aí.
Para fazer a árvore, você vai precisar de uma escada. Eu usei uma média, de aproximadamente 1,20mt de altura, porque era a única que eu ia conseguir transportar no meu carro:
Escolhida a árvore, ou melhor, a escada, rs, providencie EVA marrom para ser o tronco e verde para ser a copa.
Com um palito de churrasco, marque onde o EVA deverá ser cortado de acordo com o modelo e o tamanho da escada.
À medida que for cortando o EVA, vá pregando na árvore com fita adesiva, e apare as sobras, caso haja.
A árvore, com tronco e copa, deve ficar assim:
A foto abaixo eu tirei no dia da aula do Timi, e a árvore já estava incrementada, com graminha e frutos pregados na copa, tudo com cola quente.
Você pode pregar a árvore na escada usando um fecho de velcro, pregado no verso da árvore, de forma que ela fique "amarrada" à escada. Como não consegui pregar o velcro direitinho, acabei usando fita adesiva, mesmo.
Use a árvore para você mesma ser Zaqueu durante a história. No final, depois do apelo, pergunte se as crianças querem subir na escada, fingindo serem Zaqueu, uma de cada vez, ao som de "Zaqueu, pequeno". Na minha sala essa atividade fez o maior sucesso. Só que no final eu já estava cansada, de tanto cantar a música, rs.
No dia da aula do Timi, aproveitei e dei a árvore para a aluna que chegou mais cedo, a Denise, que inclusive trabalha comigo na loja. Ela amou o presente.
Espero que a sua aula seja bastante criativa. Mil beijos,
Tia Sara

Nenhum comentário: