sábado, 9 de junho de 2012

Bolo colorido super criativo

Olá, queridos seguidores.
É incrível como a gente vai vivendo e aprendendo coisas sempre novas, principalmente no ministério com as crianças. A receita desse bolo eu recebi pelo meu grupo do Yahoo de EBD e achei maravilhoso. Já fiz, deu super certo (com exceção da minha batedeira, que resolveu pifar, rs) e apliquei em uma aula da mensagem da salvação, só que para professores de crianças. Ainda não fiz para as crianças verem, mas com certeza elas vão amar. Esse da foto não tem as cores da mensagem da salvação, e sim do arco-íris, e pode ser aplicado na história de Noé. Já pensou como sua aula vai ficar incrível?
Mas vamos deixar de papo furado. Segue abaixo a receita, que estou ensinando baseada nas cores do livro sem palavras: dourado ou amarelo, escuro (podem ser usadas as cores marrom, preta ou azul marinho), vermelho e limpa (cor clara. Nesse caso, não coloquei corante, pois fica a cor da massa do bolo, mesmo). Não coloquei a última cor, que era a verde, mas você pode incluir no seu bolo. É só reservar uma quinta parte da massa.

Ingredientes:
- 2 xícaras de farinha de trigo;
- 2 colheres (chá) de fermento em pó;
- 1 pitada de sal;
- 3 ovos;
- 1 xícara de leite;
- ¾ xícara de óleo de canola ou girassol;
- 1 xícara de açúcar;
- 1 colher (chá) de essência de baunilha;
- Corantes alimentícios nas cores amarela, preta e vermelha.

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de 20cm de diâmetro e polvilhe farinha de trigo. Reserve.Numa tigela média, peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal. Reserve.Na tigela da batedeira, misture os ovos, o açúcar, o leite, o óleo e a baunilha. Bata em velocidade baixa para misturar. Vá juntando a mistura da farinha de trigo aos poucos e bata bem até ficar homogêneo.
Divida a massa em quatro tigelas em tamanhos crescentes, que chamaremos de 1 (maior), 2 (um pouco menor que a 1), 3 (um pouco menor que a 2) e 4 (um pouco menor que a 3). Misture o corante alimentício amarelo à massa 1 até que fique totalmente colorido. Misture o preto à 2 e o vermelho à 3. A massa 4 ficará sem corante.Despeje na forma a massa 1, em seguida a 2, a 3 e a 4, sempre uma no centro da outra, tomando cuidado para não misturar. Leve ao forno por 30 minutos ou até passar no teste do palito.


Se você fizer essa receita, não esqueça de voltar aqui e contar como ficou.
Beijos,
Tia Sara

2 comentários:

Edenícia disse...

Sugestão muito interessante. Tenho certeza que as crianças assimilar a mensagem de salvação aplicada com o auxílio desse bolo.
Obrigada pela dica. Bjs

Sara Lana disse...

Olá, Edenícia. Obrigada pelo carinho. Realmente esse bolo é muito criativo e achei que vocês fossem gostar aqui no blog. Abraços.