Idéia enviada pela minha amiguinha Valéria, do grupo de EBD do Yahoo: a caminhada evangelística. Organize uma passeata bem alegre com as crianças e adolescentes que seja encerrada com um culto ao ar livre em local apropriado. Ela pode ser feita no bairro da igreja ou em local escolhido cuidadosamente.
Preparativos
Toda organização começa com planejamento. Este deve ser realizado com bastante antecedência, assim o trabalho não correrá, em princípio, o risco de fracassar. Portanto, comece a traçar as metas com bases sólidas através de planejamento.
Primeiro relacione algumas perguntas, pois elas facilitarão a organização, execução e avaliação da caminhada.
- Qual o objetivo da caminhada?
- O que se pretende alcançar?
- Quantas crianças podemos levar?
- Com quem posso contar?
- Quais os recursos materiais necessários?
- Como será o evento?
- Onde será realizado?
- Que estratégia será usada para alcançar as crianças e adolescentes que estiverem na rua?
- Quantas caminhadas no mês podemos fazer?
A Execução do Evento
Divulgação
Faça a divulgação com antecedência, principalmente nas escolas dominicais, distribuindo um lindo convite. Entregue também uma circular para o responsável das crianças contendo informações sobre o propósito da caminhada.
Organização
As crianças chegarão à igreja no horário estipulado pela equipe organizadora. Elas cantarão corinhos empunhando as bandeirinhas, ao som da bandinha rítmica, e farão coreografia dos louvores. Os adolescentes também poderão ensaiar “gritos de guerra”; assim, o evento será contagiante.
Equipe
A equipe evangelística deve ser composta de pessoas desinibidas, atenciosas e prontas para agir mediante qualquer solicitação. Devem estar sempre atentas, já que crianças são imprevisíveis.
Material
O material evangelístico deve ser selecionado com antecedência. A bandinha que vai acompanhar a passeata, por exemplo, poderá ser feita com sucata pelas mãos das próprias crianças durante o período de trabalhos manuais na Escola Dominical.
Poderão ser utilizadas latas de refrigerantes para chocalhos e latas de doces para pandeiros, e, se quiser, instrumentos de plásticos e afins poderão ser comprados em lojas de instrumentos musicais. Não importa de que material sejam feitos, eles fazem o maior sucesso durante a passeata.
Nunca saia para evangelizar sem folhetos especiais. Se não puder comprá-los, convide os outros professores e confeccionem vocês mesmos os folhetos.
Distribua as bandeirinhas, as faixas evangelísticas e os instrumentos da bandinha rítmica. Arrume os grupos que vão desfilar, sempre mesclando com grupos de crianças. Assim, os maiores estarão também de olho nos menores quando estiverem caminhando.
A equipe evangelística deve levar um bom número de bandeirinhas pequenas para oferecer para as crianças na rua. O grupo da igreja cantará alegremente acenando as bandeirinhas e tocando os instrumentos. Isso chamará a atenção de todos. Que tal começar a planejar agora mesmo esse evento? Abraços,
Tia Sara
Nenhum comentário:
Postar um comentário