sábado, 5 de maio de 2012

Como ajudar seu filho nos estudos

O primeiro semestre praticamente já acabou. Agora temos que gastar todas as energias no tempo que resta. Então, aqui vão algumas dicas para ajudar nossos pequenos estudantes a aproveitar ao máximo o que aprendem na escola.
1) Elogie sempre, mesmo os menores progressos. Saiba enxergar motivos para elogiar seu filho;
2) Estabeleça hábitos diários saudáveis para: alimentação, estudo e lazer. Faça seus filhos cumpri-los com firmeza e serenidade. Saber dizer "não" também é uma prova de amor;
3) Dê exemplos. Mostre que estudar é importante e ler, divertido. Leia sempre e presenteie seu filho com gibis, revistas e livros;
4) Enquanto seu filho faz as tarefas escolares, aproveite para ler um livro ou jornal ao seu lado. Ele sentirá seu apoio e participação;
5) Estimule seu filho a pesquisar e descobrir as respostas por conta própria. Se precisar, ofereça dicas para ajudá-lo na realização da tarefa. Demonstre interesse, mas não faça as lições por ele!
6) Crie um ambiente propício para o estudo. Um local iluminado, ventilado e sem ruídos facilita o entendimento e a assimilação do conteúdo estudado.

7) Respeite o ritmo de estudo e de assimilação da matéria de seu filho. Não o compare com os colegas, outros filhos e até mesmo com você, relembrando a época em que era estudante! Todos somos diferentes!
8) Conheça as dificuldades de seu filho e procure soluções definitivas para elas. Buscar socorro de última hora somente para tirar uma boa nota na prova pode comprometer os estudos no futuro. Prevenir é a melhor solução.

9) Incentive seu filho a gostar de matemática e português. Inserindo atividades lúdicas com números e leitura em seu dia a dia. Por meio de jogos, desafios, enigmas, mapas; ao sair para fazer compras, visitar livrarias e bibliotecas, por exemplo, ele vai aprender brincando!
10) Participe das atividades, reuniões e eventos da escola de seu filho. Conheça a proposta pedagógica e converse com o professor periodicamente;

11) Capacidade de cálculo e de leitura são as bases para um estudo eficaz. Bons conhecimentos em Matemática, Português e Idiomas garantirão um bom desempenho em todas as outras disciplinas. Quanto antes seu filho adquirir bons conhecimentos nestas disciplinas, melhor!
Fonte: Método Kumon de Ensino
Espero ter ajudado você com essas dicas. Mil beijos,
Tia Sara

Nenhum comentário: