sexta-feira, 18 de maio de 2012

18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes foi criado pela lei n° 9.970, de 17 de maio de 2000, em razão de um crime ocorrido no Espírito Santo em 1973. Na ocasião, uma menina de oito anos foi espancada, violentada e assassinada, e os culpados não foram punidos.
A violência sexual contra crianças e adolescentes ocorre em todas as classes sociais, em escala mundial. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância apontam que cerca de um milhão de crianças são vítimas de violência sexual no mundo a cada ano.
No Brasil, foi criado o Disque Denúncia, que funciona em todo o país. Basta discar o número 100 gratuitamente, e a denúncia pode ser feita, preservando o anonimato do denunciante.
Estes dados foram extraídos do site http://www.redeamigadacrianca.org.br/index.php?view=article&option=com_content&id=131. Nesse link você pode encontrar outros links para estudos científicos sobre o tema e ainda acessar um material de mobilização sobre esse dia, que é uma data de reflexão.
Hoje em especial eu gostaria de mobilizar você, que conhece um caso de criança que está sendo abusada, a denunciar. Não deixe que uma pessoa tão inocente e indefesa fique à mercê de agressores que precisam ser punidos e tratados, pois isso é também uma doença. Disque 100 e denuncie.
Tia Sara

Nenhum comentário: