quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Aula completa: Jesus cura Bartimeu, o cego de Jericó

Nesta quinta, dia 23 de outubro de 2014, vou ministrar a aula modelo sobre a cura do cego de Jericó, durante o Timi da Apec. 
Como há na internet várias ideias para serem usadas nesta aula, e como nós não temos condições de imprimir todo o material para cada aluna, resolvi postar aqui tudo que usei para que elas possam acessar quando quiserem e usarem da forma que acharem melhor. Segue abaixo o passo-a-passo da aula e os visuais:


- Recepção das crianças e boas-vindas: entregar um crachá para cada aluno com seu nome escrito, caso haja muitas crianças e uma não saiba o nome da outra;
- Oração
- Cântico de boas-vindas: É bom estar na casa de Deus (Oriente as crianças para cumprimentar umas as outras observando o nome dos colegas. Todos devem se cumprimentar. Ao final do cântico, vende uma criança e peça para que ela toque no rosto de um dos colegas, que você escolherá aleatoriamente, para ela ver se adivinha quem é. Pode fazer com quantas crianças quiserem participar. Ao final, reforce a bênção que é nós enxergamos, pois com apenas um olhar podemos saber quem são as pessoas).
- Versículo bíblico:
INTRODUÇÃO: (Comece escondendo o visual) Quem aqui já sabe ler? (Deixe que as crianças levantem a mão, se manifestem) Pois esses que sabem ler me digam o que está escrito aqui. (Mostre o visual do versículo em Braille) Ué, vocês não sabem ler? Aqui está o versículo de hoje.


APRESENTAÇÃO: Hoje eu trouxe esse versículo escrito de uma forma diferente: em Braille! O Braille é a forma usada pelos cegos para ler. As letras, os números, os pontos, enfim, tudo que lemos, é possível ser transcrito para o Braille, que pode ser feito por qualquer pessoa. Basta que você marque os pontos de forma correta e de uma maneira que quem tocar, possa senti-los. Essa forma de escrita foi criada por um francês, Louis Braille, em 1829, quando ele tinha 20 anos. (Mostre a foto dele)


Ele era cego desde os 3 anos de idade. Hoje, existem vários livros em Braille, inclusive a Bíblia. Mas vamos ver o que está escrito aqui? (Leia direto da Bíblia) “Esperei confiadamente pelo Senhor; Ele se inclinou para mim e ouviu quando clamei por socorro.” (Salmo 40.1)
EXPLICAÇÃO: (Explique o conceito e o contexto das palavras) Neste trecho, a Bíblia diz que, quando você espera no Senhor, Ele te atende. “Confiadamente” quer dizer com confiança, com fé, com certeza de que você vai receber aquilo que está pedindo. “Inclinou” demonstra que o Senhor se moveu para se chegar ao nosso encontro, Ele saiu do Seu santo lugar para vir até nós, porque Ele nos ama. “Clamei” quer dizer que você chamou, pediu, de forma muito forte. E este texto está escrito no Salmo 40, que você pode chamar assim, de Salmo 40, e não de Salmo capítulo 40, por Salmo já ser uma divisão, e o verso desse Salmo é o 1. Os Salmos ficam no meio da Bíblia, então é bem fácil de achar. Se da primeira vez não der certo, feche a Bíblia de novo e abra bem no meio que você acerta.
APLICAÇÃO: Para a criança convertida: Se você já aceitou Jesus como Senhor e Salvador da sua vida, deve lembrar-se todos os dias de que Deus está atento as suas orações. Ele se inclina para saber dos seus problemas e quer resolvê-los. Para a criança não-convertida: Mas Deus só ouve quem já aceitou Jesus? Não! Ele conhece todas as crianças. Ele sabe da necessidade de cada uma, e a principal você ainda não resolveu: você ainda não tem Jesus morando na sua vida. Quando você tiver, vai poder orar ao Senhor e pedir que Ele resolva os seus problemas, e com satisfação Deus se inclinará e ouvirá quando você clamar por Ele.
REPETIÇÃO: Vamos então repetir o versículo? Mas nós vamos fazer de uma forma diferente. Cada um vai tirar um papel de dentro dessa sacola colorida. Os papéis indicam o modo como vamos repetir o versículo ou que grupo de crianças deve recitá-lo, ok? (Dê a oportunidade para que cada criança tire uma ficha indicando o modo ou que grupo deve recitar o versículo. Caso haja mais crianças do que cartões, devolva os cartões já tirados para a sacola até que todos tenham participado. Se houver muitas crianças, você pode optar por outra forma de repetição. Algumas sugestões: 1. Recite o versículo quem gosta de batata frita; 2. Quem escovou os dentes antes da aula; 3. Quem tem irmão/irmã mais velho(a); 4. Quem gosta de bolo de chocolate; 5. Quem come salada sem a mãe ficar insistindo; 6. Quem já sabe lavar louça sozinho; 7. Recitar equilibrado num pé só; 8. Quem é filho único; 9. Recitar caminhando; 10. Recitar abraçado no colega.) Para que você fique com esse versículo memorizado na sua cabecinha, vou te dar esse cartão para você usar como marcador na sua Bíblia. (Entregue o cartão com o versículo, ou, como o cartão mostra o personagem principal da história, você pode entrega-lo antes de as crianças irem embora. Para traduzir as palavras para o Braille, acesse http://www.mathsisfun.com/braille-translation.html). Esse é o cartão que eu vou entregar para as professoras:


- Período de cânticos: Deus é bom / Forte é Deus / Converso com Jesus
Deus é bom
Deus é bom, Ele cuida de mim
Ele cuida do céu, da terra e mar
Deus é bom, Deus é bom
Ele cuida dos meus pais e dos meus irmãos também
Deus é tão bom pra mim.

Forte é Deus
Forte é Deus, meu Senhor, terno, sim, Seu amor
Ele não me deixará
Rei dos reis, Criador, rocha é, bom pastor
Ele não me deixará
Mesmo quando estou provado
Não me falta o Seu cuidado, não
Forte é Deus, meu Senhor, terno, sim, Seu amor
Ele não me deixará jamais!

Converso com Jesus
Converso com Jesus de manhã cedo
Converso com Jesus nos meus brinquedos
Converso com Jesus nos meus estudos
Converso com Jesus ao me deitar à noite
Converso com Jesus se estou contente
Converso com Jesus se estou doente
Jesus está presente, a Bíblia assim me diz
Eu posso conversar com o Senhor!

- Oração
- Lição bíblica: Jesus cura o cego Bartimeu (Mt 20.29-34; Mc 10.46-52; Lc 18.35-43) - eu vou usar o visual abaixo:



Mas você também pode usar esses visuais:





Veja o esboço:

I. Introdução
Você já pensou como seria não poder enxergar - ficar sempre no escuro?

II. Andamento
A. O cego Bartimeu estava sentado à beira da estrada pedindo esmolas. (Lucas 18:35)

Aplicação do pecado:
Bartimeu vivia na escuridão física, porque ele não podia enxergar. Mas ele tinha
um problema muito maior. Bartimeu tinha escuridão em seu coração por causa do
pecado.
Você e eu também nascemos com o coração pecaminoso. A Bíblia diz: “Não há justo
[diante de Deus], nem um sequer” (Romanos 3.10). Deus diz que viver em pecado é
como estar na escuridão, porque ficamos longe dEle e não podemos encontrar o
caminho para Ele; o pecado nos cega de ver a verdade sobre nós mesmos e sobre
Deus. O que é pecado? Tudo que não agrada a Deus. (Dê exemplos: desobedecer a seus
pais ou professores, tentar esconder as coisas ruins que você faz ou mentir para não ser pego,
pegar algo que não lhe pertence, enganar, ou qualquer outra coisa que não agrada a Deus).
Deus também diz que o pecado precisa ser castigado. O castigo é ficar separado de
Deus em um lugar terrível, nas trevas. Sem o Senhor Jesus você está na escuridão
do pecado.
Além da cegueira, Bartimeu tinha também a escuridão em seu coração por causa do
pecado. Esse era um problema muito maior do que enxergar.

B. Ele ouviu uma multidão se aproximando e perguntou o que acontecia. (Lucas 18:36)
C. Disseram a ele que era que Jesus passava por ali. (Lucas18:37)
D. Bartimeu chamou Jesus. (Lucas 18:38).
E. A multidão tentou fazer com que Bartimeu se calasse, mas ele gritou mais alto. (Lucas
18:39)
F. Jesus parou e pediu que o homem fosse levado até Ele. (Lucas 18:40)
Como Jesus amava Bartimeu!

Aplicação do amor de Deus:
Você sabia que Deus ama você? Ele ama a todos, em todo o mundo. Você sabia que
Ele criou cada um de nós? Ele sabe tudo sobre você, a cor de seus olhos e se você é
alto ou baixo. Ele também conhece o seu coração. Nada fica escondido dEle. Deus
criou também o Céu, as flores e árvores e todo o mundo! Deus, Ele é perfeito e santo.
É por isso que não pode haver pecado no Céu. Mas apesar do nosso pecado, Deus
Pai “...Ele nos amou e enviou o Seu Filho” (1 João 4.10). Jesus é o Filho de Deus. Ele ama
você muito mais que você poderia imaginar!
Como Jesus amava Bartimeu também!

G. Jesus perguntou a Bartimeu o que desejava que Ele fizesse a seu favor. (Lucas 18:41)
Jesus era o único que podia tirar a escuridão do pecado do coração de Bartimeu.

Aplicação da pessoa e obra de Cristo:
Jesus é o único que pode tirar o pecado em seu coração também. Alguns dias depois
de estar em Jericó, o Senhor Jesus iria morrer na cruz para levar o castigo pelos
pecados do mundo inteiro. Você e eu sabemos, hoje, que Jesus morreu por nossos
pecados. Ele morreu voluntariamente, dando o Seu sangue precioso para abrir um
caminho para que os seus pecados e os meus pudessem ser perdoados. Jesus não
merecia morrer, porque Ele não tinha nenhum pecado. A Bíblia diz que, ao morrer,
o Senhor “nos libertou do império das trevas...”. Pelo Seu sangue (Colossenses 1.13-14).
O sangue de Jesus, derramado na cruz, nos liberta das trevas e da separação de Deus
por causa do pecado. Jesus morreu e foi sepultado, mas Ele ressuscitou. Hoje, Ele
vive no Céu. Jesus é o único que pode tirar a escuridão do pecado do seu coração.
Jesus era o único que podia tirar a escuridão do pecado do coração de Bartimeu. Ele
também era o único que tinha poder para dar visão a Bartimeu.

H. Bartimeu pediu que Jesus recuperasse a sua visão. (Lucas 18:41)
I. Jesus disse a ele que voltasse a enxergar; a sua fé o salvara. (Lucas 18:42)

III. Clímax
Bartimeu recuperou a visão - não estava mais no escuro! (Lucas 18:43)

IV. Final
A. Conclusão
Bartimeu seguiu Jesus, louvando a Deus. (Lucas 18:43)
O povo também louvou a Deus. (Lucas 18:43)

Aplicação da mensagem para a criança convertida:
Se você já recebeu Jesus como seu Salvador, Deus quer que você fale para alguém sobre
Jesus. A Bíblia diz em Marcos 16:15 que devemos “pregar [dizer] o evangelho [a boa notícia sobre Jesus] a toda criatura [pessoas de todo o mundo e especialmente aquelas que nos cercam]”.

Aplicação da mensagem para a criança não convertida:
Você pode fazer isso hoje. Fale aos seus amigos, à sua família o que o Senhor Jesus fez por você. Fale com seu vizinho ou com o seu professor na escola que Jesus morreu na cruz por nossos pecados e como e quando você pediu para Ele ser seu Salvador. Você pode ser a única pessoa a lhes dizer como se pode receber o Senhor Jesus como Salvador. Siga o exemplo de Bartimeu e fale a boa notícia sobre Jesus, a Luz do Mundo.

B. Convite
Bartimeu recebeu o Senhor Jesus Cristo, a Luz do Mundo.
Hoje, o Senhor Jesus tem o poder de tirar a escuridão do pecado em sua vida. Seu pecado
separa você de Deus.
Deus ama você e quer que viva com Ele um dia no Céu. Mas Deus é santo e não pode
haver pecado onde Ele está. O pecado estragaria o lugar maravilhoso que Ele preparou
para aqueles que creem no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador e têm os seus pecados perdoados.
A Bíblia diz: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10.13). Isso significa que para chegar a Jesus, você precisa crer de todo coração que Ele morreu na cruz e deu Seu precioso sangue como pagamento pelos seus pecados. Se você invocar (pedir) a Ele e recebê-lO como seu Salvador, não ficará mais na escuridão do pecado. Ele o salvará do castigo que você merece e mudará sua vida para sempre.
Por favor, abaixe sua cabeça e feche os olhos. Se você deseja pedir a Jesus para salvá-lo hoje, levante a mão, em silêncio, onde você estiver. (Permita resposta.) Venha comigo agora (indique o local), e eu lhe mostrarei na Bíblia como você pode ser salvo. Jesus, a Luz do Mundo, é o Caminho para tirar você da escuridão do pecado.

- Oração final
- Atividades extras: Distribua as atividades conforme a faixa etária das crianças. Veja algumas sugestões abaixo:






- Brincadeiras:
Desenho às cegas: Colar um papel pardo ou cartolina na parede. Chamar 2 crianças de cada vez, de olhos vendados, no mural para desenhar um objeto a pedido do professor. Vai ser divertido para as crianças verem depois como elas desenharam sem poder enxergar, e também será divertido para os coleguinhas que estarão assistindo;
Sacola às cegas: Coloque numa sacola vários objetos de diferentes formas, tamanhos e texturas. A criança deverá estar vendada e deverá tatear alguns objetos e descrever o que são, a cor, as características, etc.;
Abraçando balões: Todas as crianças devem estar vendadas. Soltar balões pela sala. Elas deverão encontrar e abraçar o balão encontrado até estourar. Dentro deve ter balinhas ou pirulito. (é preciso ter um bom espaço e verificar que não existam objetos/móveis que possam machucar as crianças - não deve ser feito com crianças muito pequenas que se assustam com o estouro do balão);
Sapatos perdidos: Todas as crianças tiram seus sapatos que são amontoados numa pilha num canto da sala. Colocar uma venda na criança, que deverá ir até a pilha de sapatos e deverá encontrar e calçar seus próprios sapatos. No caso de crianças menores, elas poderão retirar apenas um pé do sapato e terá que encontrar na pilha o outro pé a ser calçado.
Pista de balões: Pregar no chão balões com rostinhos desenhados neles. Abaixo de cada um, um par de pisadas, como se eles fossem bonequinhos. Organizar de modo que formem duas filas indianas, com espaço entre elas. Vendar uma criança e pedir que todas as demais fiquem em silêncio enquanto outra guia a criança de um lado a outro da sala, passando entre as filas, sem tocar nos balões. Vai ficar assim:


Se você for como eu, que sou tão, mas tão ruim de desenho e qualquer arte manual, e não souber fazer sequer uma pegada, use uma dessas:



Espero que este plano de aula te ajude a dar um ensinamento bíblico para as suas crianças. Qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo ou envie um e-mail, que terei prazer em ajudar.

Abraços,

Tia Sara

10 comentários:

As aventuras de Jônatas e Sarinha disse...

Adorei sua aula...vou usar aqui com as crianças muito boa as idéias!!
Muito obrigada!!

Marcos Antonio Da Costa disse...

obrigada pela sua ajuda será de grande valia, que Deus possa continuar te dando sabedoria e criatividade.

kilma macedo disse...

Gostei! Muito legal! òtimo trabalhar com plano de aula

Anônimo disse...

Essa brincadeira gostei mto mas daria pra trabalhar com criancas de dois anos sera que da

Sara Lana disse...

Olá. Acredito que somente a brincadeira dos "sapatos perdidos" daria para ser usada com essa faixa etária.

Marinete Lopes pereira disse...

Parabéns gostei muito do trabalho. Era tudo que estava precisando.

Marinete Lopes pereira disse...

Parabéns gostei muito do trabalho. Era tudo que estava precisando.

Bruna Clein disse...

Gostei muito! Tem muitas opções~ de atividades, parabéns!

sasha soares disse...

Show sua aula muitas idéias
Que deus lhe abençoe sempre
Amém

Katia Regina disse...

glorifico a Deus por sua vida, pois atraves de sua disposiçao em ensinar ,muitas crianças serão salvas