sexta-feira, 25 de março de 2011

Como ensinar a criança a orar - mais dicas


Pessoal, nos últimos dias postei separadamente 10 dicas de como ensinar a criança a orar. Para resumir, criei esse último tópico, em que compilei várias dicas em um só post. Espero que gostem.

a) Relógio de parede: Faça um relógio e divida conforme seu planejamento (hora de louvar, hora de orar, hora da história, hora de ler a Bíblia...). Coloque os ponteiros e converse com as crianças que há momento para tudo, inclusive para orar;

b) Corrente: Faça vários elos. Peça que cada criança escreva um pedido ou um motivo de gratidão. Depois, una os elos formando uma grande corrente. Ore com as crianças e finalmente simbolize a entrega dos pedidos a Deus através da corrente que as crianças montaram;

c) Marcador de Bíblia: Distribua marcadores de Bíblia com versículos que falem sobre a importância de orar;

d) Livro da turma: Monte um livro onde cada página representa uma criança. Se for possível, coloque uma foto dela. A cada domingo, anote os pedidos de oração e de gratidão, para que possam orar juntos. Utilize este recurso para orar diariamente em casa por seus alunos;

e) Identificando o tipo de oração: Faça várias frases e misture. As crianças deverão classificá-la em adoração, confissão, gratidão, intercessão ou petição;

f) Completando a oração: Prepare em papel sulfite a frase "Amado Deus, perdoa porque eu ___. Obrigado(a) por ___ e ___. Eu te peço que ___. Em nome de Jesus, amém!" Isso ajudará aqueles que tem dificuldade em começar a orar;

g) Histórias: Conte histórias que relatem a vida de pessoas de oração, como Daniel, Davi e Ana;

h) Memorização: Ajude as crianças a memorizarem versículos que tratem de oração;

i) Músicas: Cante músicas que falem sobre oração e sobre personagens bíblicos que viveram situações em que oraram;

j) Brincando de "Eu quero" ou "Eu preciso": Prepare uma folha com 9 quadradinhos, como uma cartela de bingo, para cada criança. Dentro dos quadradinhos está escrito uma das frases: "Eu quero" ou "Eu preciso". Distribua as folhas aleatoriamente. Cada folha deve ser diferente da outra. Mostre gravuras de coisas que elas precisam, como roupa, comida e casa, e de que elas desejam, como doce, brinquedo ou televisão. Deixe que elas falem sobre a gravura, se é algo necessário ou desejado, e depois marquem na folha um X na frase que representa aquela gravura. Quando a primeira criança conseguir preencher sua folha, o jogo termina. Explique que esse jogo serve para mostrar a diferença entre as coisas que precisamos e as que desejamos.

l) Caixinha: Coloque dentro de uma caixa versículos que falam sobre oração, e peça para cada criança pegar um e ler em voz alta. Exemplos: Mateus 7.7; Mateus 21.22; Salmo 34.4; I João 3.22; Filipenses 4.6 e 7; Tiago 1.6; I Tessalonicenses 5.18; Jeremias 29.11-13;

m) Poesia: Antes de orar, recite a seguinte poesia com as crianças:

Meus pezinhos juntos estão
Cruzo os dedinhos da minha mão
Abaixo a cabeça com atenção
Fecho os olhinhos em oração.

Este post e os demais, que falam sobre oração, foram extraídos e adaptados de material fornecido pela irmã Helenrose Oliva Valin da Rocha, do Ministério Infantil da Igreja Batista de Presidente Epitácio, em São Paulo.

Um comentário:

SandraMac disse...

Parabéns pelo Blog, Sara!
Mais um instrumento para auxiliar as tias nesse maravilhoso Ministério.
Bjs*** San