segunda-feira, 15 de abril de 2013

Aula modelo do Timi: Primeira viagem missionária de Paulo

Aos queridos alunos do Timi e demais seguidores do blog: essa postagem é especial sobre a aula modelo do dia 16 de abril de 2013, da Apec.
O tema é "Paulo se torna missionário", da série "Paulo, servo de Deus", da Apec.
O programa dessa aula pode ser feito da seguinte maneira:

TEMA: Paulo se torna missionário
BASE BÍBLICA: Atos 13.1-12; 14.8-28

PROGRAMA:
1. Recepção das crianças;
2. Oração;
3. Música de boas-vindas: Boas vindas, ah

Boas vindas, ah, bem vindos são
Boas vindas prá você, aleluia!
Boas vindas, ah, bem vindos são
Venham, venham outra vez.

4. Versículo para memorizar: Marcos 16.15: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas." (apresente o versículo seguindo os passos do IAEAR: Introdução, Apresentação, Explicação, Aplicação e Repetição):
I - Pergunte quem já brincou de caça ao tesouro. Diga que hoje vamos encontrar um tesouro precioso;
A - Apresente o versículo, lendo-o diretamente da sua Bíblia;
E - Explique as palavras e o contexto em que estão inseridas;
A - Faça a aplicação para a criança salva, dizendo que ela tem como obrigação falar de Jesus a todas as pessoas; à criança não convertida, diga que essa pode ser uma realidade para ela, pois o evangelho é para todos;
R - Diga às crianças que você escondeu partes do versículo em toda a sala, e que elas precisam encontrar para formarem, juntas, o verso todo. Deixem que procurem e formem no quadro. Outra opção é distribuir vários papéis com o versículo escrito completo, e cada criança que encontrar, pode ler. Repita até que todos tenham memorizado, ou cerca de 7 vezes.
Você pode dar aos alunos lembretes do versículo, como esse, abaixo:
5. Atividade evangelística: As melhores notícias
Recorte 5 círculos de papel de 15cm de diâmetro nas cores cinza, preta, vermelha, branca e amarela. Junte os círculos com um prendedor pequeno de papel. Quando você os colocar juntos, o círculo cinza deve ficar em cima, escondendo as outras cores. Enquanto ensina, mostre as cores:
- Círculo cinza: A porta do túmulo de Jesus era uma grande pedra que os soldados tinham colocado na entrada. Na manhã de páscoa, os amigos de Jesus descobriram que ela tinha sido removida;
- Círculo preto: O interior do túmulo estava escuro e vazio. Aquela escuridão nos lembra o pecado. A Bíblia diz que todos pecamos (Romanos 3.23), e por isso estamos afastados de Deus;
- Círculo vermelho: Mas Deus é tão maravilhoso que não queria que ficássemos afastados dEle. Por isso, mandou Seu Filho Jesus morrer na cruz por causa dos nossos pecados, pois Seu sangue ia nos purificar (1 João 1.7);
- Círculo branco: E foi isso que Jesus fez. Quando ele morreu na cruz, o Seu sangue inocente nos limpou. Agora, livres do pecado, podemos fazer uma decisão ao lado de Cristo;
- Círculo amarelo: Se você quiser fazer essa decisão hoje, se tornará filho de Deus, daquele que está esperando no céu por aqueles que O amam.
(faça o apelo)

6. Período de cânticos:

AQUI, PERTINHO, NA ESQUINA
Aqui, pertinho, na esquina / Ou ao redor do mundo
Crianças necessitam de Jesus / E do Seu amor profundo
Levemos com ardor a mensagem do Senhor
Aqui, pertinho, na esquina / Ou ao redor do mundo

AS CRIANCINHAS DE TODA NAÇÃO
As criancinhas de toda nação
Seja África, China, Brasil ou Japão
Jesus ama e quer boas-novas dar
A elas, pois, vamos a Bíblia levar.

PASSO A PASSO
Passo a passo, passo a passo / Quero ir com Cristo
Todo dia, com alegria / Bem juntinho a Cristo

7. Oração (ore agradecendo por estar com as crianças e pedindo pela mensagem)

8. Lição bíblica: Paulo se torna missionário (Atos 13.1-12; 14.8-28)
INTRODUÇÃO:
(Coloque uma mala no centro da sala, no chão. Diga às crianças que vocês vão viajar e que precisam se preparar. Peça que elas imaginem que aquela é a mala delas. Diga que você trouxe algumas coisas que imaginou que elas gostariam de levar para a viagem, e vá colocando ou não na mala, à medida que elas vão dizendo se as coisas são ou não necessárias. Exemplos: roupas, sapatos, ursinho para dormir, Bíblia, garrafa pet, escova de dente, caixa de sapato, etc. Veja que na lista há coisas necessárias e desnecessárias. Vá perguntando das crianças e colocando ou não na mala) Bem, crianças, acho que nossa mala está pronta. Mas essa é uma viagem diferente. Nós não vamos sair da sala. Vamos viajar com o apóstolo Paulo e seu companheiro de aventuras, o amigo Barnabé.

ANDAMENTO:
I - O Espírito Santo dirigiu os líderes da igreja em Antioquia a separar Barnabé e Paulo para uma missão;
II - Os líderes da igreja colocaram suas mãos sobre eles e os enviaram;
III - Dirigidos pelo Espírito Santo, Paulo e Barnabé chegaram a Chipre e começaram a pregar;
IV - Em Pafos, eles encontraram um judeu feiticeiro, assistente do governador Sérgio Paulo;
V - O governador mandou chamar Barnabé e Paulo porque queria ouvir a Palavra de Deus;
VI - Elimas, o feiticeiro, tentou desviar o governador da fé;
VII - Paulo repreendeu Elimas, que ficou cego temporariamente;
VIII - Vendo esse milagre, Sérgio Paulo se tornou cristão;
IX - Depois que Paulo e Barnabé chegaram a Listra, um homem paralítico creu em Jesus e foi curado;
X - Crendo que Paulo e Barnabé eram deuses, a multidão tentou adorá-los;
XI - Depois de desmentir a divindade, Paulo e Barnabé disseram para a multidão se voltar ao Deus vivo e verdadeiro;
XII - Instigada por judeus de Antioquia, a multidão apedrejou Paulo e o deixou para morrer fora da cidade;
XIII - Os discípulos rodearam Paulo e pensaram que ele estivesse morto.

CLÍMAX:
Paulo se levantou do chão e caminhou de volta para a cidade.

CONCLUSÃO:
No dia seguinte, Paulo e Barnabé partiram para Derbe, onde continuaram a pregar o evangelho e a encorajar os novos cristãos; eles retornaram a Antioquia, onde fizeram um relatório detalhado de tudo o que Deus tinha feito por meio deles; eles ficaram um longo tempo com os discípulos em Antioquia.

9. Oração
10. Brincadeiras e atividades adicionais:
- Divida as crianças em dois ou mais grupos. Faça perguntas relacionadas à lição. Se a criança responder corretamente, ela pode pegar um cartão dentro de uma sacola. Deve haver três tipos de cartões: um com pontos, outro com a palavra ABENÇOADOS E ENVIADOS, e outro com a palavra TRISTES. Dizer que quando pregamos aos outros, somos ENVIADOS por Deus e, através dEle, ABENÇOADOS. Muitas coisam podem acontecer para nos deixar TRISTES, mas não podemos esmorecer. O grupo cuja criança pegar o cartão com pontos, acumulará aquela quantidade da cartela; se a criança pegar o cartão ABENÇOADOS E ENVIADOS, a quantidade de pontos que o grupo já tem dobrará; se pegar o cartão em que está escrita a palavra TRISTES, o grupo perderá todos os pontos daquela rodada;
- Para as crianças não alfababetizadas, use as atividades abaixo. Na primeira, elas precisarão da sua ajuda:

- Para os alfabetizados, aplique a seguinte revisão:

- Tanto os alfabetizados quanto os não alfabetizados vão gostar da atividade abaixo:
Espero que sua aula seja proveitosa e que as crianças possam, através da sua vida, aprender mais de Deus.
Mil beijos,
Tia Sara

5 comentários:

SandraMac disse...

Bacana, Sara!!

Sara Lana disse...

San, obrigada por passar por aqui e deixar seu carinho. Beijos.

ALAYNE KRYSTYNE CARNEIRO disse...

Gostei muito de sua aulinha Sara!
Para todas as idades...

Parabéns por sua dedicação aos pequenos!

Deus te abençoe!

Sara Lana disse...

Obrigada, Kryzoca! rs

Tias da Escolinha disse...

Oi Sara! Parabéns pelo Blog e por seu trabalho!!!

Que Deus abençoe cada vez mais!!!
Amei tudo!

Venha visitar o meu: www.tiasdaescolinha.blogspot.com

:-) Sandra Curcino