sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Dia do Professor - Uma roupa nova para o professor

Mais uma encenação para a sua festinha do Dia do Professor.
Material:
- Manequim em papelão, EVA ou isopor, que ficará à frente da platéia;
- Roupas para colocar no manequim (podem ser reais ou de papel, EVA, tecido, etc.);
Personagens:
- Narrador;
- Crianças e adolescentes para vestirem o manequim.
Roteiro:
Narrador: Vamos fazer uma roupa para oferecer de presente aos nossos professores neste dia. É uma roupa especial, que o professor deve usar para ensinar com eficiência. (a cada item citado uma criança ou adolescente entra para colocar uma peça no manequim. Atente para que haja uma peça para cada fala)
1. Tamanho: Único, ajustável para qualquer idade;
2. Material: Amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio;
3. Acabamentos: Elasticidade, variedade, senso de humor, zíper de lábios, entretela de firmeza;
4. Medidas: Uma boa largura de compreensão, um bom comprimento de paciência, uma boa profundidade de amor;
5. Método: Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. (Provérbios 3.5 e 6).
Narrador: Instruções para a confecção. Preste muita atenção:
1. Estude bem o método de corte e costura: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (II Timóteo 2.15)
2. Cuidados na preparação: "Tudo, porém, seja feito com ordem e decência." (I Coríntios 14.40)
3. Instruções para cortar: "Corte fora toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações." (I Pedro 2.1)
4. Enfeites para aplicar: Se mostrar alegre, merecer o respeito das pessoas ao seu redor, conquistar o afeto das crianças, lidar com os elogios sinceros e suportar a deslealdade dos falsos amigos, incentivar o que é bom nas pessoas e descobrir o que há de bom nos outros, trabalhar para melhorar a vida das pessoas, saber que a sua vida foi útil para fazer mais feliz a vida de outros através do ensino proferido em sua boca. "Ser exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza." (I Timóteo 4.12)
5. Margem para as costuras: Permitir que os outros tenham opiniões diferentes das suas. "Examinai tudo. Retende o bem." (I Tessalonicenses 5.21)
6. Tipo de costura: Não pode ser em ziguezague. "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (I Coríntios 15.58)
7. Arremate: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4.8)
8. Acabamento: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé." (II Timóteo 4.7)
Narrador (chama todos os professores à frente): Este é o presente que oferecemos a todos os professores neste dia especial. Professor, use sempre esta linda roupa no exercício do seu trabalho, e, com certeza, você terá como recompensa a aprovação de Deus. (com o manequim vestido, todas as crianças e adolescentes vão à frente, e, junto com a igreja, fazem uma oração por todos os professores).

Extraído e adaptado de www.dijap.com.br

Nenhum comentário: