quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Dia do Professor - Palestra: O professor de parece com um lápis
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Dia do Professor - Lembrancinha
1. Flor com bombom: Que tal fazer flores com bombons para oferecer aos professores?
Material: EVA rosa e verde, palito de churrasco, cola quente, fita floral verde e bombom.
Modo de fazer:
- Enrole a fita floral no palito de churrasco. Outra opção é usar papel crepom cortando em tiras para serem enroladas no palito;
- Faça um quadrado menor com o EVA verde e, com o palito já encapado, faça um furo no meio. Esse quadrado ajudará na colagem do palito na flor;
- Corte o quadrado da flor e cole as partes internas;
- A medida para flor é de 12x12cm com corte no meio de 3cm. Esse tamanho é suficiente para colocar o bombom;
- O tamanho da folha pode ser na medida que desejar ou o suficiente para escrever algo como "Parabéns, professor";
- Escreva na folha antes de montá-la.
2. Vasinhos de bala de goma: As flores são feitas com bala de goma. Pode-se colocar junto uma caneta diferente.
Material: latinha de molho ou conserva, EVA de diversas cores, cola quente, balas de goma, papel celofane (pedaços de 10x10cm), palito de churrasco e fita adesiva.
Modo de fazer:
Latinha: Envolva toda a latinha com o EVA da cor de sua preferência. Faça a decoração com o tema que desejar: crianças, flores, bichos, etc. Cole tudo com cola quente.
Flor de bala de goma: São necessárias 7 balas para cada flor. Coloque, sobre um pedaço de celofane (10x10cm). A bala do meio deve ser de cor diferente das demais, que serão as pétalas. Espete o palito de churrasco na bala do meio. Faça um torcido com o papel, prendendo-o no palito com a fita adesiva.
Fonte: www.divartes.blogspot.com.br
Dia do Professor - Acróstico com versículos da Bíblia
1. As letras podem fazer parte da decoração. No momento de falar, cada pessoa ficará de pé perto da letra do seu versículo;
2. Figuras ou fotos associados com a data podem estar nas mãos das pessoas que falam o acróstico. Ao falar o versículo, cada um vira a sua figura para mostrar a letra correspondente no verso;
3. As pessoas podem estar sentadas e se levantarem quando chegar a vez de acrescentar a sua letra;
4. Ao falarem os seus versículos, as pessoas podem estar sentadas e se levantarem quando chegar a vez de acrescentar a sua letra;
5. A maneira tradicional é todos irem à frente, segurando a letra correspondente ao seu versículo, e falarem pela ordem;
6. O versículo pode ser falado sem o recurso visual. O importante mesmo é usar a Palavra de Deus, e há sempre versículos que podem ser pronunciados para estímulo e meditação.
Veja um exemplo de acróstico assim:
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (II Timóteo 2.15)
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas. (Provérbios 3.6)
O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino. (Provérbios 16.21)
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isto o que ocupe o vosso pensamento. (Filipenses 4.8)
Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele. (Provérbios 22.6)
Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino. (Romanos 12.7)
Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém ministrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre. Amém! (I Pedro 4.11)
Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. (Salmo 4.1)
Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, me cobriu com o manto de justiça, como um noivo que se adorna com atavios e como noiva que se enfeita com as suas jóias. (Isaías 61.10)
Dia do Professor - Mural de fotos
Dia do Professor - Concurso
Tia Sara
Concurso Os mais, mais
Faça uma pesquisa na igreja para saber a opinião dos irmãos e das crianças sobre os professores. Eleja o professor mais simpástico, o mais alegre, o mais paciente, o mais elegante, o mais criativo, o mais conselheiro, o mais extrovertido, o mais antigo, o mais disposto e o mais versátil (que já deu aula para o maior número de classes).
No Dia do Professor, faça a apresentação dos eleitos à igreja, oferecendo um prêmio a eles. Além do brinde pode ser feita uma faixa de tecido ou de papel para ser colocada pelo representante da direção da igreja.
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Como arrecadar $$ pro Departamento Infantil
Veja abaixo como você pode envolver toda a igreja nessa obra:
1. Carteirinha do colaborador: Faça uma carteirinha para doadores, contendo divisões para cada mês do ano. Esta deverá ficar com o tesoureiro do Departamento Infantil, e deverá ser dado para o colaborador um envelope contendo o logotipo do departamento e escrito "Colaborador do Departamento Infantil 2011", por exemplo. Neste envelope o colaborador deverá colocar uma oferta e devolver ao tesoureiro, e este marcará a contribuição do mês. No final do ano, os colaboradores deverão ser homenageados com uma lembrancinha;
2. Projeto "Um real": Para o projeto você deverá confeccionar um cartaz bem criativo para a divulgação, contendo explicações básicas sobre qual será o uso do dinheiro e uma caixa bem bonita contendo uma abertura para serem depositadas moedas de um real. O projeto deverá ser lançado na igreja para que todos os irmãos participem. A idéia é a de que em um determinado mês, todos os sábados, no final do culto, fique um irmão responsável por arrecadar a oferta dos irmãos. Um adolescente também poderá ajudar neste trabalho. Cada irmão deverá contribuir com apenas um real. Imagine se sua igreja tiver 100 membros, serão R$ 400,00 por mês de doação. Não sobrecarrega nenhum irmão e todos estarão ajudando o Departamento;
3. Árvore dos bons frutos: Num culto especial faça uma árvore bem grande de cartolina ou EVA. Confeccione frutinhas pequenas em cartolina ou TNT com uma abertura para ser colocada a oferta, e uma linha colada para ser pendurada na árvore. No início do culto dê uma frutinha a cada família e peça que contribuam com uma oferta para o Departamento Infantil. No final do culto todos deverão colocar suas frutinhas na árvore;
4. Cofre: Enfeite um galão vazio de água e na boca coloque um pedaço de EVA com uma abertura semelhante ao cofre. Peça para a igreja que deposite ali moedas para o Departamento Infantil (apenas moedas). Esta é uma boa oportunidade de arrecadar fundos para o ministério, além de motivar as crianças a ofertarem. Deixe o galão exposto no período de 3 meses, faça a contagem das moedas e diga à igreja o quanto a oferta deles será útil;
5. Chá da secretária: Este chá é semelhante ao chá de bebê e de cozinha, mas deverá conter materiais escolares e de escritório para as salinhas do Departamento Infantil. Convide todos os irmãos da igreja para participarem. Distribua os convites, dê duas semanas para os irmãos providenciarem o presente e marque uma data para a entrega dos presentes. O Departamento poderá preparar um chá com bolachas e bolos em agradecimento aos irmãos que colaboraram.
Espero ter dado idéias legais pra você. Abraços,
Tia Sara
sábado, 20 de agosto de 2011
O TIMI chegou!
A vantagem do Timi é que o interessado pode ingressar a qualquer tempo, na época do ano em que achar mais conveniente.
Em Roraima, as aulas começaram na última quinta-feira, dia 18, e vão até novembro. Eu e mais 4 professoras, entre elas a missionária em tempo integral da Apec em Roraima, Ires Corrêa, ministramos as aulas para os alunos, na sala 6 da Igreja Batista Regular Central de Boa Vista, na Rua José Magalhães, no centro da cidade.
Se você quiser mais informações, pode perguntar aqui pelo blog ou pelos telefones +55 (95) 3224-2299 ou 9116-4334.
Abraços,
Tia Sara
Vamos reciclar!!! Porta-lápis
Foi quando eu tive uma idéia: "vou fazer um porta-lápis decorado com lápis de cor". Segue abaixo o passo-a-passo. Espero que você goste.
Você vai precisar de uma lata, lápis de cor pequenos, cola quente, fita métrica, caneta, régua e tesoura.
1. Esvazie a lata e limpe-a.
2. Com uma fita métrica, meça o contorno e a altura da lata. A que eu usei tinha 8cm de altura por 32cm de contorno. Acrescente um pouco mais no contorno para que, ao colar, não falte EVA no acabamento.
3. Com uma caneta e uma régua, marque no EVA um retângulo com a medida igual à tirada na lata.
4. Corte o EVA:
5. Com a cola quente, pregue o EVA na lata:
6. Separe os lápis de cor da forma que você deseja colá-los na lata. No meu caso, fiz um arco-íris, selecionando do mais escuro para o mais claro.
7. Com a cola quente, cole os lápis em pé, um ao lado do outro, ao redor de toda a lata. Eu aproveitei um apontador velhinho e também colei. Está pronta a sua lata!
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Esboço da lição bíblica - Uma igreja obediente - Atos 2.37-47
Como exemplo, segue abaixo o esboço da lição baseda em Atos 2.37-47, em que a Bíblia fala de uma igreja obediente. Essa lição eu dei durante este trimestre para a minha turminha de 5 e 6 anos.
ESBOÇO
Tema: Uma igreja obediente
Base bíblica: Atos 2.37-47
INTRODUÇÃO:
Você gosta de vir para a igreja? (Deixar que as crianças respondam) Gosta de encontrar seus amiguinhos? A Bíblia nos conta a história da igreja primitiva, em que os cristãos ajudavam uns aos outros com amor.
DESENVOLVIMENTO:
1. Pedro e os demais discípulos de Jesus estavam pregando para uma multidão. Aquelas pessoas, ao ouvirem a mensagem da salvação, perguntaram o que precisavam fazer para serem salvas. (v. 37);
2. Pedro disse que elas precisavam arrepender-se dos pecados. (v. 38)
NESTE MOMENTO, APRESENTE A MENSAGEM DA SALVAÇÃO, COMEÇANDO PELO PECADO
3. Naquele dia, quase 3 mil pessoas aceitaram Jesus. (v. 41)
4. A Bíblia diz que eles estavam sempre juntos, fosse nas orações, fosse nas refeições. (v. 42)
LEIA O VERSÍCULO 42, EM QUE A BÍBLIA FRISA ISSO
5. Muitos milagres Deus fazia através dos apóstolos e todos tinham muita fé. (v. 43)
6. As pessoas que se convertiam vendiam tudo o que tinham e repartiam com os mais pobres. (vs. 44 e 45)
7. Por causa dessa comunhão, Deus os abençoava, e cada dia aumentava o número de pessoas que eram salvas. (vs. 46 e 47)
APRESENTE O DESAFIO: Orar pelos colegas de classe durante a semana
FAÇA O APELO
ORAÇÃO FINAL
Espero que você tenha gostado. Se tiver alguma dúvida, mande um e-mail ou responda a essa mensagem que terei prazer em ajudá-lo(a).
Tia Sara
O líder ideal para crianças
Por que ir à Escola Bíblica Dominical?
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Que tal uma aula de geografia?
3. Cole em papel cartão ou cartolina para que fique durinho, melhor de servir como molde. Corte as partes que representam as cidades. Isso será seu molde:
5. Corte as sobras ao lado do mapa:
6. Escreva o nome das cidades, regiões, mares, rios, etc. Está pronto seu mapa!
Na minha aula, eu falei que eles saíram da cidade de Antioquia, onde havia uma igreja e viajaram para a ilha de Chipre. Quando falei da igreja, coloquei uma casinha de papelão em cima do nome da cidade. Quando falei da viagem, coloquei os personagens, representados por pequenos bonequinhos, dentro de um barquinho de papel. Foi uma forma dinâmica de as crianças entenderem.
Espero ter ajudado e dado uma dica legal pra você. Abraços,
Tia Sara
Ajude os cristãos secretos!!!
Com o tema acima, a campanha visa adquirir valores monetários para viabilizar a evangelização em países onde o evangelho é proibido. "Cristão secreto" é a expressão que eles usam para designar qualquer cristão perseguido cuja vida corre perigo constante por ele ter abandonado seus antigos costumes a fim de seguir os padrões da Bíblia.
Você pode contribuir com R$ 72,00 (Setenta e dois reais) e patrocinar o treinamento para a distribuição clandestina de materiais cristãos no mundo muçulmano.
Como grande parte das ações da Missão é em países onde há perseguição, ela não pode descrever em detalhes o que está sendo feito, só podem dizer que, com essa ajuda, o doador patrocina um curso de treinamento para a distribuição clandestina de materiais cristãos.
Outras informações e forma de doação no link http://www.portasabertas.org.br/catalogo/detalhe_produto.asp?id=95. Abraços,
Sarinha ;)
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Missões? Incremente sua campanha!!!
Habilidades práticas - 12 anos
- Ler a Bíblia e orar todos os dias, sem precisar ser lembrado. AVISO AOS PAIS: Vocês podem providenciar mais materiais de estudo bíblico, biografias cristãs, dicionários bíblicos, etc., para incrementar a biblioteca das crianças;
- Selecionar e comprar os próprios itens de higiene pessoal, como desodorante, artigos para cabelo, etc.;
- Dar nó em gravata (tanto para meninos quanto para meninas);
- Conhecer métodos básicos de remoção de manchas de óleo, sangue, café, chá, frutas, refrigerante, etc. de roupas (mantenha um manual sempre acessível);
- Passar todos os tipos de roupas;
- Lavar roupas delicadas, como as de lã ou finas;
- Começar a costurar roupas simples na máquina de costura;
- Preparar lanches;
- Cozinhar macarrão;
- Fazer pão;
- Organizar a despensa;
- Limpar a geladeira, o forno e o fogão por dentro e por fora, banheiras, paredes do banheiro e do box;
- Acender a lareira, fazer uma fogueira e armar uma barraca.
Habilidades práticas - 11 anos
Seguem abaixo as habilidades práticas das crianças de 11 anos de idade:
- Ler a Bíblia e orar todos os dias;
- Polir prata, cobre e outros metais;
- Substituir fusíveis ou saber onde ficam os disjuntores da casa;
- Trocar o filtro do aspirador de pó;
- Limpar e organizar a garagem;
- Fazer bolinhos, pãezinhos, saladas e molhos;
- Fazer consertos simples, como pregar botões e ajustar bainhas;
- Lavar o carro;
- Aprender a usar com segurança os eletrodomésticos a que têm acesso, sob supervisão;
- Aprender a dar nós variados em cordas e fios para diversos usos;
- Fazer um trabalho completo de manutenção do jardim: cortar a grama, recolher a folhagem, varrer, preparar um vaso, etc.;
- Entender de fotografia básica;
- Auxiliar na igreja (no berçário, escola dominical, nos serviços gerais do templo, etc.).
Habilidades práticas - 10 anos de idade
Seguem abaixo as habilidades práticas das crianças de 10 anos:
- Ler a Bíblia e orar todos os dias;
- Trocar lâmpadas e aprender sobre voltagem (110/220V) e potência (watts);
- Limpar a lareira, churrasqueira, fogão a lenha e os armários da cozinha;
- Ser capaz de lavar a roupa de toda a família;
- Polir os móveis;
- Diferenciar comida boa da estragada;
- Fazer bolachas, bolos e biscoitos seguindo uma receita;
- Cozinhar vegetais congelados ou enlatados;
- Entender a importância dos ingredientes e da tabela nutricional;
- Planejar uma refeição balanceada;
- Entender o uso de remédios e a seriedade das superdosagens;
- Aprender primeiros socorros simples em casos de pequenos cortes e arranhões;
- Consertar o pneu da bicicleta e aprender seus ajustes básicos;
- Cortar a grama e ajudar na jardinagem;
- Costurar artigos simples na máquina de costura, como almofadas, bolsinhas, etc.
Habilidades práticas - 9 anos de idade
Seguem abaixo as habilidades práticas de crianças de 9 anos de idade:
- Ler a Bíblia e orar todos os dias;
- Saber operar a máquina de lavar e de secar roupas e limpar o filtro delas;
- Dobrar lençóis e cobertores adequadamente;
- Arrumar e organizar as gavetas da cozinha;
- Ajudar a limpar a geladeira;
- Preparar bebidas quentes e macarrão instantâneo;
- Fazer cachorro-quente, ovos mexidos, fritos, poché, cozidos e omelete;
- Fritar hambúrguer;
- Tirar a poeira de toda a mobília da casa;
- Contar dinheiro e dar troco;
- Comparar qualidade e preço unitário de artigos;
- Começar a aprender marcenaria básica (exemplo: como montar uma casa de passarinho ou outro objeto disponível em kits);
- Começar a aprender trabalhos manuais como crochê e tricô;
- Manter a bicicleta limpa e lubrificada.
Extraído e adaptado do livro "O que todos os filhos precisam saber", da Editora Universidade da Família.