quarta-feira, 7 de julho de 2010

5 anos da Apec-Paraíba

Olá, pessoal.
Diariamente recebo informações das Apec´s de todo o Brasil e da sede nacional a respeito do trabalho que vem sendo realizado. Às vezes por falta de tempo, outras vezes por falta de espaço aqui no blog, mesmo, não dá para postar tudo na data em que as coisas estão acontecendo. Eu priorizo os cursos, já que quando passam não dá mais para divulgar, mas algumas informações vão ficando para depois.
É o caso do aniversário da Apec da Paraíba. Recebi há algumas semanas um informativo do Pr. Paulo e sua esposa, Maria Lúcia. Eles estão trabalhando no campo desde que foi aberto, em 2005.
Eles alcançaram, em média, 6 mil crianças por ano, e aconselharam para salvação 1.300. Realizaram 47 cursos que capacitaram 1.221 professores de crianças.
Eles dão glória a Deus por tudo o que o Senhor tem feito ali. Ore pelo pastor, sua esposa e os dois filhos que ajudam no trabalho. O contato deles é paulinops23@yahoo.com.br e o telefone é (83) 3245-4645.
Deus abençõe você,

Tia Sara

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Projeto "Crianças da África Portuguesa para Cristo"


Conheça e ore pelo projeto "Crianças da África Portuguesa para Cristo":

- Ore pelo projeto, que a Apec do Brasil desenvolve desde 1996, com o apoio das orações e das ofertas de irmãos e igrejas. Dos cinco países africanos que falam a língua portuguesa, só Angola e Moçambique têm o trabalho da Apec. Os seus obreiros são nacionais e foram capacitados através do ILMC - Instituto de Liderança para o Ministério com Crianças;

- Ore em favor dos objetivos do projeto, que são desafiar líderes e igrejas africanas para a importância da evangelização das crianças, treinar professores para o ministério, equipar as igrejas com literatura bíblica, realizar os mais variados ministérios com as crianças africanas, capacitar líderes para serem obreiros de tempo integral da Apec em seus países e estabelecer a missão nos três países africanos de fala portuguesa que ainda não foram abertos: Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe;

- Ore pela vinda de líderes dos países da África Portuguesa para o Brasil a fim de participarem do ILMC - Instituto de Liderança para o Ministério entre as Crianças, em 2011, no interior de São Paulo (curso que eu fiz).

Ore!!! Essa é uma das melhores formas de ajudar nesse ministério. Deus te abençõe,


Tia Sara

terça-feira, 15 de junho de 2010

Ore pelo norte da África


Olá, queridos amigos. Hoje vamos colocar em pauta nas nossas orações o norte da África. Argélia, Egito, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental e Tunísia estão sob a direção do diretor da região do Oriente Médio, Vassilios Constantinidis (foto) e sua esposa Ilona.

Ore pela realização do Instituto de Liderança Internacional nos meses de agosto a novembro, deste ano, no Brasil, sob a coordenação do reverendo.

Ore ainda pela proteção nas viagens dos candidatos, pelos professores, pelo suprimento de todas as necessidades, pelo retorno destes alunos como obreiros de tempo integral, especialmente para estes países no norte da África.

O revendo Vassilios foi meu professor no Instituto de Liderança, em 2008. Ele já é bem idoso, mas continua trabalhando na obra quando muitos já estão aposentados.

Ele é grego, mas veio para o Brasil ainda jovem, depois de ter morado em outros países orientais. Trabalhou na Apec em alguns Estados, depois foi superintendente nacional. Quando estava para pendurar as chuteiras, foi convidado para coordenar o trabalho da missão no Oriente Médio, região que ele tem conhecimento lingüístico, entre outras peculiaridades.

O pastor tem muitas dificuldades nas viagens, porque ele mora no Brasil, e demora muito para chegar nos países de destino. Devido à idade, não consegue dormir nos aviões e o cansaço toma conta dele durante todo o percurso. Sem contar que em alguns lugares ele entra como turista, pois não pode dizer o motivo da viagem.

Ore por ele e pela sua família.

Deus te abençõe,

Tia Sara

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ore pela África Austral


Continuamos nossa lista de pedidos de oração pela África. Os missionários Frik e Amanda van Rensburg, que residem em Klerksdorp, na África do Sul, são os diretores da região da chamada África Austral.

Os países desta região onde a Apec está presente são África do Sul (David van Heerden, sua esposa e mais 30 obreiros), Angola (José Leonardo Sitongua e mais 5 obreiros), Botsuana (Reuben Akormedie e mais 1 obreiro), Madagascar (Diavalona Andrianarijaona, sua esposa e mais 7 obreiros), Malavi (Stephen Mupata, sua esposa e mais 9 obreiros), Ilhas Maurício (Pauline Kut Lin Loong e seu esposo), Ilhas Reunião (Nina Harivelo Ralambondrainy), Moçambique (Jossefa Ngomane, sua esposa e mais 17 obreiros), Namíbia (Kobus Barnard, sua esposa e mais 15 obreiros), Seychelles (Daisy Pazoca), Suazilândia (Saint Sibusiso Dlamini), Zâmbia (Joyce Kaoma e mais 8 obreiros) e Zimbábue (Edmund Nkala, sua esposa e mais 4 obreiros).

No total, há 115 obreiros na região. Dois países ainda não foram atingidos: Comores e Lesoto. Ore por esta região e por estes obreiros.

Deus te abençõe,

Tia Sara

terça-feira, 8 de junho de 2010

Ore pela África Ocidental

Olá, irmãos. Hoje vamos falar sobre a África Ocidental. Lá, os diretores da região são os missionários Richard e Rebecca Acquaye, que residem em Accra, em Gana.

Os países onde há trabalho da Apec são: Benin (Ephraim Seignon, sua esposa e mais 8 obreiros), Burkina Fasso (Jonathan Lankoande, sua esposa e mais 11 obreiros), Camarões (Nkeh Fred Achondo, sua esposa e mais 24 obreiros), Chade (Tourdjim Tando), Costa do Marfim (Kalou Amborise e mais 13 obreiros), Gâmbia (Paul Rog e sua esposa), Gana (Frank Otchere, sua esposa e mais 50 obreiros), Libéria (Leaid Zeyoe, sua esposa e mais 6 obreiros), Mali (Mama Josias Sacko, sua esposa e mais 2 obreiros), Níger (Bernadette Adahou, seu esposo e mais 2 obreiros), Nigéria (Jona Kolo Tsado e mais 46 obreiros), República Centro-Africana (François Koayakongo e mais 3 obreiros), Senegal (Demba Sene), Serra Leoa (Eileen Inácia Armartey e mais 1 obreiro) e Togo (Theresa Llorente e mais 1 obreiro).

No total, há 194 obreiros na região. Mas ainda é pouco. Há vários países sem a presença da missão. São eles: Cabo Verde, Congo, Gabão, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri, Guiné Equatorial, Mauritânia, São Tomé e Príncipe.
Ore por esses países e esses obreiros.

Tia Sara

sábado, 5 de junho de 2010

Ore pelo trabalho na África Oriental e Central


A Apec tem obreiros na África Oriental e Central. Joseph e Grace Kavuli, que residem em Nairobi, no Quênia, são os diretores para esta região.

Os países onde há trabalho da Apec são Burundi (Gustave Nduwayo, sua esposa e mais 3 obreiros), Etiópia (Wondwossen Mitek, sua esposa e mais 3 obreiros), Quênia (Peter Kilungu, sua esposa e mais 39 obreiros), República Democrática do Congo (Mwembo Makaba, sua esposa e mais 11 obreiros), Ruanda (Icyishaka Sezibera e sua esposa), Sudão (Pamela Martinez e mais 1 obreiro), Tanzânia (Christina Mwambo e mais 3 obreiros) e Uganda (Stephen Musisi, sua esposa e mais 12 obreiros).

No total, há 87 obreiros na região, que não são suficientes, pois ainda existem países sem a presença da missão: Djibuti, Eritréia e Somália.

Deus te abençõe,

Tia Sara

quarta-feira, 2 de junho de 2010

PELO que orar em relação às crianças africanas?


Olá, amigo. Hoje nosso post é uma dica de motivos de oração pelas crianças africanas. Acompanhe os pedidos:

1. Bendizer ao Senhor pelo fato verdadeiro que serão salvos, por toda a eternidade, pessoas "de toda tribo, língua, povo e nação". (Apocalipse 5.9b);
2. Orar em favor da evangelização e discipulado das crianças dos países africanos;
3. Orar em favor das igrejas evangélicas, organizações missionárias e líderes africanos, fiéis ao Senhor, para que sejam usados poderosamente na obra do Senhor;
4. Orar pelas autoridades governamentais, para que as portas estejam abertas para a pregação do evangelho;
5. Orar pela paz nas nações africanas;
6. Orar para que, no alcance das crianças, surja uma nova geração no continente africano, que ame ao Senhor Jesus;
7. Orar para que o avanço do animismo e do islamismo na África seja interrompido;
8. Louvar ao Senhor pela existência da Aliança Pró-Evangelização das Crianças - Apec (Missão da Janela 0x14) no continente africano. O ministério ali está dividido em três regiões: África Oriental e Central; África Ocidental e África Austral. Alguns países do Norte da África estão na região chamada Oriente Médio;
9. Orar pelos países e obreiros da Apec no continente africano. Cada país necessita de: a) Finanças para o desenvolvimento do trabalho; b) Pessoas voluntárias com disposição para cooperar; c) Estratégias para um maior alcance das crianças. Cada obreiro necessita de: a) Sabedoria para conduzir o trabalho; b) Santidade para agradar ao Senhor; c) Sustento para as necessidades diárias; d) Saúde física, emocional, mental e espiritual.

Ore por esses motivos!!! Deus te abençõe.
Tia Sara

terça-feira, 1 de junho de 2010

COMO orar pelas crianças africanas?


Olá, amados. Hoje vamos informar COMO você pode orar pelas crianças africanas. Anote nossas dicas:

1. Separe um período de seu tempo para orar pelos assuntos alistados aqui no blog;
2. Aproveite momentos de oração antes das refeições para incluir estes assuntos;
3. Envolva pelo menos um companheiro de oração neste período, durante 10 (dez) minutos: "Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer cousa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus." (Mateus 18.19);
4. Promova neste período reuniões específicas de oração em sua casa ou em sua igreja.

Deus te abençõe.

Tia Sara

sábado, 29 de maio de 2010

Ore pelas crianças africanas!

Crianças africanas

Olá!!! Como prometido, durante os próximos dias vamos postar alguns motivos de oração pela África e pelas crianças africanas.

Devemos orar pela situação em que as crianças africanas vivem. Elas passam por muitas privações: físicas (higiene, saúde, alimentação), emocionais (conflitos tribais, guerras e revoluções constantes), sociais (exploração de mão de obra infantil), intelectuais (analfabetismo) e espirituais (idolatria, animismo, islamismo).

Os piores países do mundo para a criança viver estão na África, segundo a ONU.

Ore pelas crianças africanas!

Abraços,

Tia Sara

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Vamos orar pela África?



De cima para baixo: O selo comemorativo do Dia da África, que o Brasil emitiu em 2000; o selo comemorativo emitido pela África do Sul em 2003.

Olá, amigos! Hoje vamos falar de oração. Você sabia que o dia 25 de maio é o Dia da África? E o dia 16 de junho é o Dia da Criança Africana? Que tal orarmos de 25 de maio a 16 de junho por este continente, em especial pelas crianças dali?

No dia 25 de maio de 2000, o Brasil emitiu um selo no valor de R$ 1,10 com figuras de instrumentos africanos. Em 2003, a África do Sul emitiu o selo comemorativo. São as imagens que eu postei hoje aqui, acima.

Durante esses dias vamos postar aqui motivos de oração pela África e pelas crianças africanas. Esperamos a sua colaboração.

Abraços,

Tia Sara

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ore pela missionária Ana Rita

A missionária Ana Rita Lira, que atua no Piauí com seu esposo Ismael Lira, precisou recentemente fazer uma cirurgia para tratar um problema de rouquidão. Ela já estava perdendo a voz. A cirurgia custou R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais), emprestados ao casal por um irmão em Cristo.

Eles precisam pagar a cirurgia e por isso estão pedindo ajuda em ofertas. A conta para depósito é no Banco Bradesco, agência 3020, conta poupança 1001967-2. O beneficiário é Ismael Lira.

Entre em contato com o casal para outras informações: apecpi@yahoo.com ou (86) 3221-0948.

Abraços,

Tia Sara

quarta-feira, 26 de maio de 2010

III Simpósio da Apec no Maranhão: Investindo na nova geração

Olá, pessoal. Mais uma vez chego com notícias do trabalho com as crianças em todo o Brasil.

Desta vez a novidade vem do Maranhão, terra onde está minha amiga e ex-companheira de quarto no Instituto de Liderança, a Martileny, estagiando pra ingressar na Apec.

O III Simpósio da Apec no Maranhão tem como tema "Investindo na Nova Geração". Será de 16 a 18 de julho, na Igreja Batista Central, em São Luís. As inscrições variam de R$ 60,00 (feitas até o final de maio) a R$ 100,00 (feitas em julho). As fichas podem ser obtidas pelos e-mails apec.maranhao@hotmail.com ou apecmaranhao@gmail.com. A missão também tem site: www.apecma.com.br. O telefone de contato é (98) 3275-0605.

O simpósio vai contar com palestras realizadas pelo pr. Gilberto Celeti, superintendente da Apec no Brasil, com o tema "Investindo na Nova Geração"; Satie Júlia Mita, missionária da Apec e conferencista internacional, com o tema "Investindo nos primeiros anos"; Ismael Lira, representante da Apec no Piauí, com o tema "Investindo na pré-adolescência"; Elisabeth Soares, missionária da Apec no Ceará, com o tema "Investindo para a eternidade"; Cilena Cumming, diretora nacional de educação da Apec, com o tema "Investindo na Qualidade de Ensino"; e Ana Rita Lira, missionária da Apec no Ceará, com o tema "O uso de recicláveis na visualização de histórias bíblicas". Haverá ainda uma oficina de confecção de fantoches, no valor de R$ 25,00 (Vinte e cinco reais).

A Apec do Maranhão vai disponibilizar também uma livraria montada no local com bastante novidades e preços acessíveis.

Caso você não possa estar presente, ore e contribua financeiramente com este simpósio.

Deus te abençõe.

Tia Sara

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Apec Santa Catarina - 15 anos

Olá, amigos. Em junho a Apec-SC comemora 15 anos, com a Conferência "Toda criança, todo Estado, toda hora, para Jesus!". Haverá três plenárias: A visão da criança na teologia, a visão da criança na práxis e a visão da criança diferente.

O evento será dos dias 17 a 19 de junho, na Igreja Luterana em Barreiros. O contato da Apec no Estado é (48) 3258-0735 e (48) 9104-5911. O e-mail é apecsc@intercorp.com.br.

Caso você não possa estar presente, ore e contribua com a missão.

Beijo grande,

Tia Sara

sábado, 22 de maio de 2010

Quem se importa com as crianças?

Transcrevo aqui texto do pr. Gilberto Celeti, publicado no blog dele neste mês de maio:

Quem se importa com as crianças?

O que levaria uma igreja a mobilizar-se totalmente, como se estivesse numa verdadeira operação de guerra, para atingir as crianças do bairro com a mensagem do Evangelho?

Alistaríamos quatro fatores:

1 - O amor: Só com o coração cheio de amor ao Senhor é que podemos sair para servi-lO com entusiasmo;

2 - A obediência: Afinal de contas, estamos neste mundo para obedecer ao "Ide" de Jesus, pregando o Evangelho a toda criatura. Obediência é uma prova de amor. Ele disse: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama." (João 14.21)

3 - O dever: Precisamos lembrar que haveremos de prestar contas ao Senhor. Em 1 Coríntios 9.16 lemos: "Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim, se não pregar o evangelho!"

4 - A preocupação: Em Mateus 18.11-14 Jesus fala que veio buscar e salvar o que estava perdido e conta a história do pastor que se afadiga pelos montes à procura da ovelha perdida, concluindo que não é da vontade do Pai que um pequenino se perca.

Estaremos preocupados com a salvação das crianças e dispostos a sair à procura dos pequeninos?

Jesus se importa com as crianças!

Vamos orar para que nós nos importemos também e que as nossas igrejas se mobilizem, cheias de amor ao Senhor, obedientes, conscientes de seu dever e preocupadas em alcançar as crianças para que nenhuma delas venha a se perder.

Pr. Gilberto Celeti, superintendente da Apec no Brasil

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Janela 0x14


Quando se fala em missões, é muito comum ouvirmos a expressão "janela 10x40". Essa "janela" seria o espaço entre as linhas imaginárias que têm esse número (10 e 40) no globo terrestre, onde está localizado o maior número de pessoas sem Cristo no mundo.

Quem evangeliza crianças conhece outra janela: a 0x14. Não é uma janela geográfica, mas de faixa etária: de 0 a 14 anos é a época da vida em que a maioria dos cristãos aceita Cristo verdadeiramente como Senhor e Salvador da sua vida.

Estudos comprovam que 85% dos cristãos que estão nas igrejas entregaram suas vidas a Cristo durante a infância. Foi assim comigo e com muitos amigos meus, que graças a Deus continuam nos caminhos de Cristo até hoje.

Para que eu fosse salva, precisou haver investimento: dos meus pais, da igreja, dos meus professores da EBD...Alguém investiu em mim, por isso eu me converti aos 11 anos, em um culto na minha igreja, durante a pregação do meu então pastor (que hoje mora no Nordeste, mas que foi quem me batizou um ano depois).

E você? O que tem feito para que crianças entreguem suas vidas a Jesus? Você pode orar, você pode ir, você pode contribuir. Deus te abençõe.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Onde estão as crianças?


Reproduzo abaixo texto do pastor Gilberto Celeti, superintendente da Apec no Brasil:

Conta-se que, quando Sócrates voltava para Atenas, sempre perguntava:

- Onde estão as crianças?

- Por que perguntas pelas crianças?

- Porque o futuro de Atenas depende destas crianças.

Meditar nesta pergunta séria e solene (...) faz estremecer. A falta de interesse, de cuidado, de amor e de compreensão para com os filhos determinará o que acontecerá na próxima geração.

A omissão no ensino da Palavra de Deus e a falta de visão para se levar as crianças a colocarem em Deus a sua confiança fará surgir uma geração infiel e rebelde (Salmo 78.8).

Onde estão as crianças? Estão exatamente onde os adultos as têm deixado: teledependentes, consumidoras desenfreadas, abandonadas à própria sorte e à influência daqueles que manipulam as pessoas por motivos daninhos, egoístas e diabólicos.

O futuro dependes destas crianças! Se alguém deseja trabalhar por um futuro melhor com as crianças que hoje estão em suas mãos. Amanhã será tarde demais.

É urgente evangelizar as crianças, e há tantas estratégias e ministérios que podem ser desenvolvidos para que, diante da pergunta "onde estão as crianças?" a resposta possa ser "estão salvas em Cristo Jesus". Aí, sim, haverá bom futuro.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ore pelo pr. Joelson e família

Pr. Joelson, Mateus e Renata

Olá mais uma vez.

Hoje nosso post é dedicado ao pastor Joelson e sua família: a esposa Renata e o filho Mateus.

Eu tive oportunidade de conhecer essa família em 2008 em São Paulo, quando cursei o Instituto de Liderança da Apec. Não só eles como outros casais fizeram o curso com toda ou parte da família, o que, para mim, era exemplo de esforço ainda maior que o que eu estava fazendo. Imagina fazer um mini-seminário com filho e marido!

Da turma de 20 alunos, saíram alguns missionários, dentre eles o pr. Joelson e a Renata, que estão terminando o estágio de um ano para atuarem como obreiros no Rio de Janeiro.

Tenho recebido regularmente correspondência deles via e-mail, e gostaria que, caso você pudesse, enviasse alguma oferta para eles, ou se tornasse mantenedor regular. Deus te abençõe.

Tia Sara.

CONTATO:
Pr. Joelson, Renata e Mateus
Rua Capiacaci, 116 - Penha - São Paulo - SP - CEP: 03.638-150
Telefone: (11) 9290-7867
rendolivp@yahoo.com.br
prjoelsonmiranda@yahoo.com.br
joelsonrenata.apec@gmail.com
http://www.euevangelizocriancas.blogspot.com/

PARA OFERTAS:
Caixa Econômica Federal (pode depositar em casas lotéricas)
Agência 0208 / Operação 023 / Conta corrente 0017756-3
Beneficiária: Renata Duarte de Oliveira Pinto

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Crianças em ação

"Uma criança conduzindo seu coleguinha aos pés de Jesus para uma experiência transformadora é um dos meios mais eficientes e produtivos de evangelismo no país." (George Barna, no livro Transformando Crianças em Campeões, Editora Naós)

"Crianças em ação" é um projeto da Apec - Aliança Pró-Evangelização das Crianças - que promete mexer com as crianças brasileiras neste ano.

A missão preparou um kit completo para que o professor capacite um grupo de crianças salvas e com elas alcance as crianças em sua cidade, bairro, vila ou comunidade.

O projeto vai ajudar sua igreja a ganhar as crianças de sua região para Cristo, através das crianças!

Vai também ajudar as crianças salvas de sua igreja a terem uma experiência missionária transformadora!

"Crianças em ação" ajudará você no treinamento das crianças da sua igreja!

Quer informações? Então acesse www.apec.com.br ou mande um e-mail para ministerial@apec.com.br. O contato pode ainda ser feito pelo telefone (11) 5089-6636.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Lo mejor de Ecuador es la niñez

Bandeira do Equador


Esse é o tema da campanha da Apec no Equador neste ano (O melhor do Equador é a criança), mesmo slogan que a missão usou no Brasil em 2009 nos simpósios.

O projeto será desenvolvido entre os dias 19 de julho e 3 de agosto de 2010. Durante esse período, obreiros da missão de países da América Latina estarão juntos com o objetivo de evangelizar o maior número possível de crianças no Equador. Ao todo, há mais de 4 milhões de crianças naquela região.

Se você ficou interessado em ir ao Equador, ou contribuir de alguma forma com o projeto naquele país, entre em contato com a Apec: Rua Tenente Gomes Ribeiro, 216, São Paulo - SP. CEP: 04.038-040. Telefone: +55 11 5089 6638. Site: http://www.apec.com.br/.

Você pode ir, você pode orar, você pode contribuir financeiramente. Você pode ajudar na evangelização das crianças equatorianas. Deus te abençõe.

Tia Sara

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Maracanã - 3° e último dia












De cima para baixo, a volta para casa: eu, Aline, Lúcia e Betânia, no avião; as crianças com a Betânia na frente da igreja; a Aline distribuindo bombons; a turma formada por nós; a Liloca e o Lelo; o pr. Raimundo; os alunos e crianças na igreja; durante o passeio, a Betânia e a Aline aproveitaram para tirar fotos com as crianças; eu e a Aline; a foto da foto: Aline fotografando a Betânia; o Maracanã.
Oi, pessoas! Fiquei um dia sem postar, mas estou tentando de verdade postar algo aqui todo dia. Ufa! rs

Hoje é dia de falar sobre nossa última etapa no Maracanã. No domingo foi dia de vir embora, mas não sem antes deixar uma mensagem para as crianças da vila. O Armstrong (o mesmo que quase me matou correndo a 60km por hora na moto-sem-capacete-na-piçarra) nos ajudou com os fantoches, os professores encenaram a peça das 3 árvores e o outro pastor da comunidade, que eu não me recordo agora, ministrou a mensagem. A Betânia e a Aline cantaram, e finalmente a Carla e o pr. Raimundo entregaram os certificados para os alunos do curso.

Antes do culto, as professorinhas (ou apecats, rs) deram uma passeada pelas montanhas para tirar AQUELAS fotos, aproveitando a paisagem. Essa foi uma das muitas boas lembranças que ficaram do Maracanã.

A volta para casa foi tranqüila, sem enjôos, até porque todo mundo ficou dopado de tanto dramin, rs. Foi hora de se despedir das amigas de ministério e voltar para os braços do meu amoreco, de quem eu estava morrendo de saudades. É claro que voltar para casa e para minha cama, principalmente, também foi reconfortante. Melhor que viajar é voltar para casa.

Um final de semana abençoado pra vc com beijos da tia Sara.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Maracanã - 2° Dia









De cima para baixo: O pr. Raimundo; eu e o Wesley posando pra foto diante das montanhas do Maracanã; eu e o Wesley de novo, enquanto a Betânia ligava do orelhão para casa; um dos alunos fazendo a prática de evangelismo; a Aline apresentando o plano de salvação pro Josué; a Betânia dando aula; a Carla organizando os materiais; a Aline arrumando as apostilas; a igreja que virou sala de aula.

No 2° dia que estivemos no Maracanã começamos com uma reunião, presidida pelo pr. Aurino. Ele queria saber o que estávamos achando de tudo pelo que já tínhamos passado, quais eram nossas impressões sobre o local e o trabalho, e se estava correndo tudo bem. Apesar de rápida, a reunião foi muito proveitosa. Lemos a Bíblia e oramos.

Em seguida, era hora de mais uma vez arregaçarmos as mangas e darmos aulas. Foram dois seminários pela manhã e dois à tarde, fechando com a prática de evangelismo na vila. Eu e a Betânia aproveitamos para tirar bastante fotos com meu filho adotivo, Wesley, que pregou em mim. Acho que foi porque a mãe dele estava viajando e o pai, fazendo o curso.

À noite, tivemos a oportunidade de ouvir os testemunhos dos irmãos sobre o curso. Muitos disseram que nós éramos resposta das orações deles. Há muito tempo eles esperavam por uma capacitação, e Deus ouviu as preces deles. Ficamos muito felizes em saber disso.

Depois do culto, fiquei com a Aline ensaiando alguns alunos para a dramatização que faríamos no dia seguinte, das três árvores. Quando saímos e desligamos as luzes da igreja, ficou tudo completamente escuro. A vila já estava dormindo, e eu fiquei com medo que o Wesley fosse sozinho prá casa. Foi quando ele me disse que a mãe estava viajando e que o pai dele estava fazendo o curso, por isso ele não saía de perto de mim. Eu perguntei se ele não queria que eu levasse ele até em casa, e ele disse que não, que preferia que eu fosse pra casa onde eu estava hospedada, porque eu devia temer o curupira, rs. Eu disse que ele podia ficar tranqüilo, porque o curupira não me machucaria, pelo simples fato de que ele não existe. Mas o Wesley ainda teimou comigo.

Fui pra casa caminhando com a Aline - ficava a cerca de 100mts da igreja - e quando eu já estava me preparando pra dormir, quem aparece na minha janela? Não, não era o curupira. Era o Wesley. Chamei a atenção dele e mandei que fosse pra casa. Definitivamente, eu o tinha adotado, rs.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Enfim, chegamos ao Maracanã








De baixo para cima, eu ajudando a Betânia durante o seminário dela; a Betânia dando aula; o pr. Aurino iniciando a programação; a fachada da igreja; a Betânia atravessando a ponte; a Betânia na garupa da moto, rumo ao Maracanã; a Lúcia morrendo de rir na garupa da moto - ela foi a primeira a se mandar, rs.

Olá...Finalmente, mais de um mês depois, chegamos ao Maracanã, rs. Jáz faz um mês e pouquinho que eu não posto nada aqui, mas lá vamos nós.

Quando chegamos ao Maracanã descobrimos que, ao contrário do Maturuca, a pista fica distante das casas. Tivemos que ser levadas de moto (de ladinho, porque estávamos de saia, rs) pelos nossos futuros alunos. O rapaz que me deu carona - e que dois dias depois descobri que era professor de maternal, quando ele me ajudou com os fantoches! rs - corria tanto que eu já fui entregando meu espírito ali mesmo, pedindo que Deus me recebesse com os anjos no céu em breve, rs. Você já passou anos sem andar de moto e na primeira oportunidade é levada de saia, andando de lado, a 60km por hora na piçarra? Pois é, era essa a sensação.

Cheguei na casa do pr. Raimundo, o pastor-titular da igreja do Maturuca, com os cabelos em pé. Foi tão engraçado, porque eu não cumprimentei ninguém, de tão assustada que eu estava. Isso foi motivo de piada até eu ir embora, rs.

Finalmente todas foram sendo trazidas de moto e fomos nos acomodar. Andamos cerca de 500mts aé chegarmos na igreja e na casa onde ficaríamos hospedadas durante os três dias. Arrumamos o material e às 18h começamos as aulas. Lembro de estar muito cansada, mas todo esse tempo foi muito produtivo.

Amanhã - ou no amanhã, já que eu demoro tanto - tem mais. Abraços,

Tia Sara

quarta-feira, 24 de março de 2010

Perigo? Não...rs

A única foto que tiramos no Maturuca, e essa foi sem querer: Lúcia e Betânia almoçando. Depois descobrimos que por cada foto deveríamos pagar R$ 5,00 (Cinco reais), rs.

Na última postagem falei sobre o nosso pouso forçado no Maturuca. Como eu disse anteriormente, nós não tínhamos noção do perigo que estávamos correndo, mas não havia outra solução para o problema.

Pousamos no Maturuca e logo o avião estava cercado pelos índios, a maioria crianças. A Betânia, inocente, já saiu do avião cantando "Três palavrinhas só", e eu, mais inocente ainda, seguia a cantoria, ensinando as crianças. Logo uma senhora fez cara feia e a Betânia perguntou se poderia ensinar a canção. "Tem que perguntar do tuxaua", foi o que ela respondeu. Nos recolhemos a nossa insignificância, rs.

O tempo passado no Maturuca foi longo. Logo que chegamos ali, começou um temporal, por isso não pudemos decolar rumo ao Maracanã. Apesar de aquela tribo ser católica (estão inclusive construindo um templo ali), não fomos feitos reféns, como em um passado não muito distante aconteceu com outros cristãos desavisados.

Eles nos ofereceram comida e ficamos lá até as 13h, quando decolamos para o Maracanã. Graças a Deus tudo correu bem e não fomos maltratados. Deus é fiel em tudo o que faz, e não seria diferente desta vez. Ele estava nos guardando.

Só quem não sabia desse pequeno detalhe eram o pastor Raimundo, pastor da congregação do Maracanã, o Aurino Jr., que é pastor mas eu chamo de Aurino Jr porque conheço ele desde criança, e o João, que foi na viagem para ajudar no serviço. Como nós estávamos demorando demais a chegar, eles achavam que os índios nos tinham feito de reféns, olha só! rs. Mas correu tudo bem.

Tentarei postar algo amanhã sem falta, para continuar essa história sem fim, rs. Abraços,

Tia Sara

quarta-feira, 10 de março de 2010

Pouso forçado













De cima para baixo, a aldeia Maturuca vista do avião; eu olhando o visual, rs; a vista saindo da pista do Aeroporto de Boa Vista; o Christoph ensinando a Carla a pilotar o avião, rs; a Carla olhando a pista, antes de decolarmos; Betânia e eu; a Carla; a Betânia; a Aline e a Lúcia; antes de decolarmos, Aline, Carla, eu, Betânia e Lúcia; Carla, Aline, Betânia, Lúcia e Christoph; o avião de Asas; Carla, Betânia e Christoph rumo ao avião.
Olá, pessoal. Continuo a narrativa da nossa viagem ao Maracanã.
Saímos do Aeroporto Internacional de Boa Vista às 9h da manhã do dia 05 de março, última sexta-feira. O Christoph, piloto da Missão Asas de Socorro que estava nos levando, nunca tinha voado na região. Ele nos deu as instruções de como deveríamos embarcar, citou as normas de segurança, e não esqueceu de nos lembrar onde estavam aquelas simpáticas "bolsinhas" de plástico, caso tivéssemos algum mal-estar.
O avião tinha exatamente seis lugares, que estavam ocupados pelo Christoph e pela Carla na frente, Betânia e eu atrás, Lúcia e Aline mais atrás. Viajamos durante cerca de 50 minutos. Foi quando começou o mal tempo na região onde íamos pousar. O piloto tinha duas opções: encontrar uma pista em um lugar próximo ou voltar para Boa Vista. Ele tinha que decidir logo, porque não tínhamos combustível para ficar gastando à toa.
A Carla não queria voltar para Boa Vista e tratou logo de ajudar o Christoph a achar uma pista. Há muitas aldeias na região, então era tudo uma questão de tempo. Logo ela avistou uma pista e pousamos. Estávamos na aldeia Maturuca, uma região católica que até pouco tempo atrás prendia qualquer pessoa que ousasse pousar com um avião sem avisar previamente. É claro que nós não sabíamos disso. E lá fomos nós, rs.
Até amanhã...