Pessoal, nos últimos dias postei separadamente 10 dicas de como ensinar a criança a orar. Para resumir, criei esse último tópico, em que compilei várias dicas em um só post. Espero que gostem.
a) Relógio de parede: Faça um relógio e divida conforme seu planejamento (hora de louvar, hora de orar, hora da história, hora de ler a Bíblia...). Coloque os ponteiros e converse com as crianças que há momento para tudo, inclusive para orar;
b) Corrente: Faça vários elos. Peça que cada criança escreva um pedido ou um motivo de gratidão. Depois, una os elos formando uma grande corrente. Ore com as crianças e finalmente simbolize a entrega dos pedidos a Deus através da corrente que as crianças montaram;
c) Marcador de Bíblia: Distribua marcadores de Bíblia com versículos que falem sobre a importância de orar;
d) Livro da turma: Monte um livro onde cada página representa uma criança. Se for possível, coloque uma foto dela. A cada domingo, anote os pedidos de oração e de gratidão, para que possam orar juntos. Utilize este recurso para orar diariamente em casa por seus alunos;
e) Identificando o tipo de oração: Faça várias frases e misture. As crianças deverão classificá-la em adoração, confissão, gratidão, intercessão ou petição;
f) Completando a oração: Prepare em papel sulfite a frase "Amado Deus, perdoa porque eu ___. Obrigado(a) por ___ e ___. Eu te peço que ___. Em nome de Jesus, amém!" Isso ajudará aqueles que tem dificuldade em começar a orar;
g) Histórias: Conte histórias que relatem a vida de pessoas de oração, como Daniel, Davi e Ana;
h) Memorização: Ajude as crianças a memorizarem versículos que tratem de oração;
i) Músicas: Cante músicas que falem sobre oração e sobre personagens bíblicos que viveram situações em que oraram;
j) Brincando de "Eu quero" ou "Eu preciso": Prepare uma folha com 9 quadradinhos, como uma cartela de bingo, para cada criança. Dentro dos quadradinhos está escrito uma das frases: "Eu quero" ou "Eu preciso". Distribua as folhas aleatoriamente. Cada folha deve ser diferente da outra. Mostre gravuras de coisas que elas precisam, como roupa, comida e casa, e de que elas desejam, como doce, brinquedo ou televisão. Deixe que elas falem sobre a gravura, se é algo necessário ou desejado, e depois marquem na folha um X na frase que representa aquela gravura. Quando a primeira criança conseguir preencher sua folha, o jogo termina. Explique que esse jogo serve para mostrar a diferença entre as coisas que precisamos e as que desejamos.
l) Caixinha: Coloque dentro de uma caixa versículos que falam sobre oração, e peça para cada criança pegar um e ler em voz alta. Exemplos: Mateus 7.7; Mateus 21.22; Salmo 34.4; I João 3.22; Filipenses 4.6 e 7; Tiago 1.6; I Tessalonicenses 5.18; Jeremias 29.11-13;
m) Poesia: Antes de orar, recite a seguinte poesia com as crianças:
Meus pezinhos juntos estão
Cruzo os dedinhos da minha mão
Abaixo a cabeça com atenção
Fecho os olhinhos em oração.
Este post e os demais, que falam sobre oração, foram extraídos e adaptados de material fornecido pela irmã Helenrose Oliva Valin da Rocha, do Ministério Infantil da Igreja Batista de Presidente Epitácio, em São Paulo.
Parabéns pelo Blog, Sara!
ResponderExcluirMais um instrumento para auxiliar as tias nesse maravilhoso Ministério.
Bjs*** San